Artigo - A ESCOLHA CERTA

ESCOLHA SUA CÂMERA COM SABEDORIA
por Christian Sgarbi

É claro que é frustrante quando se pensa desta forma, mas a escolha da câmera é realmente necessária para poder obter boas imagens também.

Há sempre muita dúvida para escolher uma câmera digital porque todos nós que mergulhamos queremos uma câmera de boa qualidade que sirva tanto para fotografar nossos passeios, reuniões sociais, paisagens e também... Fotosub!


Aqui vão alguns conselhos meus para escolher sua câmera digital compacta e como adapta-la para fotografia subaquática:


ESCOLHENDO A CÂMERA:

Você tem que ter em mente que uma câmera digital para fotosub não precisa necessariamente ser de última tecnologia e lançamento com preços elevados, o que precisa ter é recursos.

- Procure câmeras de marcas conhecidas no mercado: Marcas Canon e Sony são boas para fotosub e fotos de ambiente em geral.
- Evite os modelos SLIM (corpo fino), pois poderão ter problemas para adequar comandos de caixas estanques nela.
- Veja qual a mídia utilizada: Cartões tipo SD, XD e MemoryStick são mais modernos que os Compact Flashs.
- Fuja das câmeras tipo DSLR-Like. Em geral são muito caras, possuem uma lente objetiva zoom ampla com visor eletrônico, mas de nada acrescentará para fotosub.
- Procure saber se ela tem possibilidade de ajuste manual. Pode parecer até absurdo para o vendedor que certamente irá perguntá-lo para que queira algo assim indagando que quanto mais automática melhor, mas para fotosub não é. Câmera sem ajustes manuais irá limitar muito suas possibilidades de boas fotos.
- Abra o manual e nas especificações da câmera veja se tem ajustes de ISO ao menos de 50 a 400, velocidade de 1/30s a 1/1000s, abertura de f/4.0 a f/11, ajustes de balanço de branco para luz do dia-flash, incandescente, fluorescente e nublado com controle manual para tudo isso.
- Pressione o botão de disparo da câmera e veja se demora muito para fazer a captura. Tempos longos significam muito shutter-lag o que é ruim.
- Atualmente procure câmeras com no mínimo 5 megapixels.


CAIXA ESTANQUE:

Há uma preocupação muito grande para a caixa estanque poder suportar o flash interno da câmera, mas este não deve ser o motivo no momento da escolha, porque o flash interno causa muito backscatter sujando a imagem obtida. O ideal é ter em mente em adquirir futuramente um flash externo.

- A caixa estanque deve suportar no mínimo 40m de profundidade ou 5 atm de pressão.
- Cuidado ao comprar as caixas estanques principalmente dos fabricantes das câmeras, pois para eles 4 atm significam 40m de profundidade e não 30m!
- Procure ver se existem o´rings de reserva e que sejam fácies de encontrar no mercado.
- Certifique-se que a caixa estanque possua os comandos principais para ajustar a câmera.
- Verifique se a caixa estanque tem uma furação inferior para adaptar a base e o braço para o flash externo.
- Normalmente uma boa caixa estanque conta com um suporte de manutenção. Veja se a manutenção é possível e se existe peças de reposição caso necessário.

Pode obter maiores informações no site www.adsfotosub.com de como montar seu equipamento.

Christian Sgarbi
Instrutor de FotoSub ADS INTERNATIONAL